sexta-feira, 7 de maio de 2010

Meridianos e Paralelos


As coordenadas geográficas são formadas pela latitude e longitude, onde a latitude é determinada através dos paralelos e a longitude através dos meridianos.
O meridiano de Greenwich é uma linha imaginária que divide a Terra em dois hemisférios também, só que são o hemisfério leste (oriental) e o hemisfério oeste (ocidental). É o principal meridiano.
Os meridianos são linhas imaginárias que cortam a Terra verticalmente, o principal meridiano é o de Greenwich, o seu reconhecimento como status de referência é devido a sua aceitação em âmbito global.
Isso ocorreu a partir de um acordo mundial realizado, em 1884, na cidade de Washington, com o intuito de estabelecer uma padronização de horários e datas em todo o mundo.
A sua escolha como referencial foi por cortar o Observatório Astronômico Real, localizado em um distrito chamado de Greenwich situado na região leste da cidade de Londres.


O Observatório foi edificado em 1794, segundo os interesses de Carlos II, e posteriormente transferido em 1946, por causa da concentração de poluição existente no local que prejudicava a realização de trabalhos e estudos.


A linha do Equador é uma linha imaginária que divide a Terra em dois hemisférios: norte e sul.


Os paralelos são linhas imaginárias traçadas paralelamente a linha do Equador. A linha do Equador é um paralelo. Os paralelos vão de 0º, linha do Equador, até 90º nos pólos.
Quando unimos os paralelos e os meridianos criamos uma rede de linhas imaginárias através das quais determinamos a latitude e a longitude , ou seja, as coordenadas geográficas.
O ponto de encontro entre um paralelo e um meridiano dá a localização exata dos locais

4 comentários: