A questão da avaliação é amplamente discutida e abordada em todos os segmentos da escola. As escolas buscam constantemente redefinir e ressignificar o seu papel e sua função social. O projeto educativo esta em constante mutação e busca nortear as práticas educativas e, conseqüentemente, a avaliação.
Mas o que queremos avaliar, a capacidade do aluno em decorar partes do livro e reproduzir na prova? ou a capacidade de compreensão e interpretação dos conteúdos? Nas escolas quando falamos em avaliar, logo se pensa em provas, notas, contas.
A escola que queremos, pensando na pedagogia que se aplica em sala de aula nos remete a uma transformação, que repensa o processo de avaliação em sala de aula. A sala de aula existe para os alunos, e nós educadores devemos estar aptos para realmente compreender e respeitar os alunos em relação ao acesso ao conhecimento e consideramos quem são eles, de onde vieram, em que contexto vivem, etc...
quando avaliamos, nos educadores penamos em uma escola cidadã, onde o professor tem o papel de mediador, onde os tentamos conduzir os alunos a compreender a realidade e ser agente na na sociedade em que vivem e transformá-la.
Mas e quando o educador não atinge o aluno? Quando em vez de os alunos buscarem compreender a realidade, não estão "nem ai".
sexta-feira, 14 de maio de 2010
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